terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ARTIGO: O que é política?



Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no gregopolitiká, uma derivação de polisque designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.

O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

Num significado mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição. Por exemplo, uma empresa pode ter uma política de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência ou de não contratação de mulheres com filhos menores. A política de trabalho de uma empresa também é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.

Em Santa Cruz do Capibaribe, estamos vivenciado o averso da política. Onde o significado da política educacional se coloca no banheiro amontoado (caso teclados).

Política de segurança que a base do SUMU deixa de funcionar por falta de segurança, escolas sendo furtadas e destruidas.

Política salarial que deixa salários atrasados dos profissionais da Educação e da Saúde.     

política habitacional que deixam construir em locais impróprios, avanço de contrução e invasões.

Política  ambiental que fez vistas grossas na retirada em grande escala de areia do Rio Capibaribe.
  
A chance o povo deu, resta esperar se valerá a pena.